Você está visualizando atualmente Teste de Vazão de Poços

Teste de Vazão de Poços

O que é Teste de Vazão?

O Teste de Vazão é o procedimento adequado para quem deseja conhecer a capacidade de seu poço tubular em extrair água, ou seja, sua vazão. Também chamado de teste de bombeamento, pode ser classificado em testes de produção e testes de aquífero.

Diferença entre Teste de Produção e Aquífero

O teste de aquífero consiste em um bombeamento que tem por finalidade a determinação dos parâmetros hidrodinâmicos do meio poroso: transmissividade (T), coeficiente de armazenamento (S) e condutividade hidráulica (K). Assim, sua execução ocorre através do bombeamento de um poço com vazão constante (Q), seguido do acompanhamento do rebaixamento produzido em um (ou mais de um) poço situado nas proximidades do poço em teste.

Enquanto o teste de produção é definido como um bombeamento que tem por finalidade a determinação da vazão de explotação e as perdas de cargas totais que ocorrem em um poço. A execução do teste de vazão consiste na realização de um bombeamento e no registro da evolução dos rebaixamentos no próprio poço em teste.

Ao final da etapa de bombeamento, inicia-se a etapa de recuperação do poço. Fase esta, onde verifica-se o nível da coluna d’água no poço até a recuperação do nível estático inicial, ou próximo dele, a fim de gerar de uma curva de recuperação.

Esquema ilustrativo da metodologia de execução de testes de aquífero e testes de produção. Q = Vazão constante; ND = Nível Dinâmico.

Quais os equipamentos utilizados no Teste de Vazão?

Para a execução do teste de vazão, é necessário que o poço apresente uma bomba submersa. Ao passo que na medição do nível estático e dinâmico utilizam-se medidores de nível d’água, que podem ser manuais e automáticos. Esses medidores permitem que o operador identifique a profundidade da água dentro do poço, por meio de um sinal sonoro disparado quando o sensor toca na água.

Medidor de nível d’água elétrico (Modificado de Feitosa & Costa filho, 1998)

Empregam-se diversos equipamentos para auxiliar no teste de vazão, tais como hidrômetros, vertedouros retangulares, medição de vazão por ultrassom, escoadouro de orifício circular, entre outros. Essa variedade ocorre por existir diferentes formas de estimar a vazão dos poços tubulares.

Quando fazer o Teste de Vazão?

Recomenda-se sempre realizar o teste de bombeamento após o término de cada nova perfuração de poço. Esse teste permite obter dados reais de produtividade do poço e, assim, dimensionar o equipamento adequado para bombeamento.

Além disso, o teste de vazão é importante no caso da outorga de poços ou renovação da outorga do direito de uso de recursos hídricos. Aplica-se também, quando existe suspeita de interferência entre poços localizados em uma mesma região.

Desse modo, por meio desse estudo, é possível realizar o correto dimensionamento e posicionamento da bomba futuramente instalada no poço, seja ele um poço tubular, artesiano ou amazonas (cacimba). Com isso, evitam-se problemas como a queima da bomba submersa, a subutilização do poço ou, ainda, a superexploração do aquífero, o que poderia exaurir a água do seu poço.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro dos principais temas do campo da Hidrogeologia!

Possui um poço e quer realizar o seu teste de vazão com uma equipe competente e qualificada? Entre em contato conosco para garantir a excelência na execução do seu serviço.

Deixe um comentário